segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Adriano Kanashiro surpreende com seu novo Momotaro



Conheci o Adriano nos velhos tempos do Ayoama e desde então sou fã deste brasileiríssimo chef japonês. O que mais me impressiona é que ele, não sei bem como, faz a gente se sentir à vontade como se fosse em um bar, um boteco, mas sua comida vem com a maior das sofisticações, elaborada, divina, para ser lembrada! E no Momotaro (nome de um tomate japonês de sabor menos ácido que é curinga nas criações do chef), seu novo restaurante recém aberto na Vila Nova Conceição, novamente ele surpreende ao unir alta gastronomia e informalidade, ao combinar menu criativo, pratos de qualidade e clima descontraído.

A informalidade fica por conta da proposta de servir porções que podem ser compartilhadas, sem a rígida divisão entre entradas e pratos principais. É o mesmo “espírito” dos izakayas, os tradicionais botecos japoneses.
Mas tal descontração não tira a sofisticação e a criatividade em cada porção servida. É possível reconhecer a assinatura (de peso) de Kanashiro em suas criações. No Momotaro, sashimi não é “apenas” fatias de peixe cru: são fatias de salmão que enrolam finas tiras de pupunha, cobertas de ovas de mujol. Nos hossomakis, aqueles sushis fininhos enrolados com alga, hoje quase desprezados, o chef acrescenta novos ingredientes inusitados, como no caso do que leva aspargo, salmão skin, gergelim e raspas de limão siciliano. “O cardápio inaugural traz uma seleção dos melhores pratos da minha carreira”, diz Kanashiro.


Yakiniku e Battera maguro spice

Para degustar tais delícias, o ambiente projetado pelo arquiteto Roberto Kubota tem design marcante, arrojado mas acolhedor. São cinco ambientes com identidades próprias, mas que, no conjunto, ajudam a definir a personalidade da casa. No bar integrado à adega, por exemplo, é possível sentar-se aos lado de mais de 40 rótulos de saquês e interagir com os bartenders, invocando o clima izakaya do local. Com pé direito alto, forro retrátil e piso em deck de madeira, o terraço da frente gera uma integração (na medida) com o ambiente externo. Booths para quatro pessoas, mesas centrais para grupos maiores e sofás nas laterais compõem o salão principal, que fica próximo ao tradicional balcão de sushis.


Ambiente do Momotaro

Fui com minha filha na semana passada e fizemos um menu degustação que indico como fantástico: tartar de atum (com frois gras, molho teriyaki e figos) shake marinade (salmão, ovas de peixe voador), uragui baterá (enguia e molho teriyaki com abacate) e maguro to hotate (atum com vieiras grelhadas e laminas de abobrinha).

SERVIÇO

Momotaro
Rua Diogo Jacome, 591, Vila Nova Conceição Tel: (11)3842-5590 www.restaurantemomotaro.com.br
Aberto de segunda a sexta, das 12h às 15h; de segunda a quinta, das 19h às 0h; sexta 19h às 0h30; sábado, das 12h às 0h30; e domingo, das 12h às 23h30.

Clique aqui e conheça mais do portal Confraria Cooklovers

Nenhum comentário:

Postar um comentário